Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2001 - 11h04

Otan reforça segurança na fronteira com Kosovo

Publicidade

da France Presse, em Bruxelas (Bélgica)

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos) tenta garantir a segurança na fronteira da Macedônia com a província sérvia de Kosovo, pela qual guerrilheiros albaneses entram no território macedônio, afirmou neste domingo um porta-voz da Aliança.

O presidente da Macedônia, Boris Trajovski, pediu à Otan que se encarregue da segurança na fronteira da Macedônia com a província sérvia de Kosovo, afirmou neste domingo a televisão oficial macedônia.

"As forças da Otan em Kosovo (Kfor) devem cumprir sua missão e garantir a segurança da fronteira com o objetivo de impedir as operações rebeldes na Macedônia", escreveu Trajovski numa carta enviada aos secretários-gerais da Otan e das Nações Unidas, Kofi Annan, citado pela televisão.

"Naturalmente, respondemos ao pedido do presidente e aumentamos nosso esforços para fechar esta fronteira", disse o porta-voz.

"A Otan e a Kfor farão tudo que está a seu alcance para tentar evitar as entradas e o tráfico de armas a ambos os lados da fronteira, uma tarefa difícil, já que a geografia do terreno é complexa e não permite fechar a fronteira totalmente", afirmou. "Aumentamos o número de patrulhas e nas últimas semanas a Kfor interceptou muitas armas e prendeu pessoas."

Leia mais no especial Bálcãs



 

Publicidade

Publicidade

Publicidade