Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2001 - 22h53

Ministro alemão fará viagem ao Oriente Médio

Publicidade

da Deustche Welle

Na próxima segunda-feira, dia 20 de agosto, o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Joschka Fischer, dará início à viagem de uma semana pelo Oriente Médio.

Segundo uma porta-voz de seu ministério, Fischer irá para a Síria, Líbano, Israel, Arábia Saudita, Jordânia, Egito e também ao território palestino, onde manterá encontro com os respectivos líderes de governo.

O principal objetivo de sua viagem é contribuir para a paz no Oriente Médio. Em viagem realizada a Israel, no começo de junho passado, o ministro intermediou o diálogo entre israelenses e palestinos depois de um atentado, contribuindo para evitar, pelo menos temporariamente, uma escalada da violência.

Na ocasião, ao desempenhar o papel de conciliador, Fischer trabalhou todo o tempo com o aval de Javier Solana, encarregado da União Européia para assuntos referentes à política externa, para que seus esforços não fossem atribuidos a uma estratégia exclusivamente alemã.

O chanceler federal da Alemanha, Gerhard Schröder, disse que Fischer viajará ao Oriente Médio para esclarecer a posição da Alemanha em relação ao conflito. Ele também reiterou que a Europa e os Estados Unidos devem unir esforços em prol de uma solução pacífica para a grave situação que assola a região.

Leia mais no especial Oriente Médio
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade