Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2001 - 10h22

ETA intensifica ofensiva contra turismo na Espanha com novo atentado

Publicidade

da France Presse, em Madri

A organização separatista basca ETA intensificou neste sábado sua campanha de terror contra os interesses turísticos espanhóis, ao fazer explodir um carro-bomba em frente ao hotel de Salou, na Costa Dourada (nordeste da Espanha), sem causar vítimas nem danos materiais importantes.

Algumas pessoas sofreram cortes superficiais causados por vidros quebrados, segundo o vereador catalão Javier Pomés, que afirmou que as forças de segurança conseguiram evacuar rapidamente a área, porque esperavam há semanas um atentado desse tipo.

Cerca de 600 turistas espanhóis, russos, franceses, ingleses, italianos e alemães que se hospedavam no hotel esperaram depois de pé ou sentados na calçada fora do perímetro de segurança fixado pelas autoridades, até ser autorizados a voltar a seus quartos, por volta do meio-dia local.

Um interlocutor anônimo alertou logo cedo por telefone a uma associação basca de assistência rodoviária sobre a presença, no estacionamento do hotel Cala Font de Salou, de um Renault 25 branco carregado com aproximadamente 50 kg de dinamite, que explodiria 40 minutos depois.

Esse tempo serviu para evacuar o hotel e a explosão ocorreu antes que os peritos policiais tentassem desativar a bomba. O carro tinha sido roubado em San Sebastián e o explosivo, Titadine, roubado pela ETA em um depósito francês no mês passado, afirmou Pomés.

O atentado ocorreu um dia depois de uma reunião de coordenação da luta antiterrorista entre o Ministério espanhol do Interior e o governo basco.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página