Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2001 - 12h13

Milosevic completa 60 anos e recebe familiares na cadeia

Publicidade

da France Presse, em Haia (Holanda)

O ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic completou 60 anos hoje na prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Iugoslávia em Scheveningen, periferia de Haia (Holanda). Ele está passando o dia na companhia de sua mulher, da nora e do neto.

O advogado que assiste a família de Milosevic, Dragan Ognjanovic, disse que seus parentes e amigos devem mandar-lhe presentes. Em compensação, não poderão levar um bolo de aniversário, pois é proibido pelo regulamento de visitas do Centro de Detentos do TPI.

Reuters - 20.set.2000

Slobodan Milosevic, ex-presidente da Iugoslávia
Um porta-voz do TPI, Jim Landale, disse que nenhuma medida especial tinha sido prevista pelo centro de detentos para os aniversários dos presos. O ex-homem forte da Iugoslávia, acusado pelo TPI de crimes contra a humanidade e de guerra, por seu papel no conflito de Kosovo, foi extraditado para Haia no dia 28 de junho. Ognjanovic disse que passa bem e que "se interessa por muitas coisas".

Milosevic vai comparecer à próxima audiência no TPI, no dia 30 de agosto. Nesta, serão comparados documentos da defesa e da acusação. Como o ex-chefe de Estado iugoslavo optou por não ter um advogado e defender a si mesmo, deve falar na ocasião.

Milosevic apresentou moções preliminares nas quais acusa o TPI de ter atrasado as reuniões com seus conselheiros jurídicos e pede mais tempo para responder às acusações.

Milosevic acusa mais uma vez o TPI de ser uma instituição ilegal e pede as queixas contra ele sejam retiradas. Na quinta-feira (23), o Tribunal de Haia vai examinar a demanda apresentada por Milosevic à Justiça holandesa, afirmando que sua prisão foi ilegal.

Milosevic diz que foi sequestrado na Iugoslávia e que seus direitos não foram respeitados durante sua extradição à prisão do TPI. Por isso, pede sua libertação imediata.

"O direito holandês permite não aceitar a prisão de uma pessoa que foi extraditada ilegalmente e quando os procedimentos legais internos não foram respeitados", afirmou um dos advogados canadenses do Comitê de Defesa de Milosevic.

O advogado de Milosevic, Ognjanovic, mostrou-se reservado, ao afirmar que Milosevic tem interesse no julgamento de quinta-feira, mas não confia muito em seu resultado. Milosevic nasceu no dia 20 de agosto de 1941, em Pozarevac (Sérvia).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página