Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2001 - 15h09

Papa deve viajar à Bulgária em 2002

Publicidade

da France Presse, em Sófia

O papa João Paulo 2° deve viajar à Bulgária em maio de 2002, disse hoje em Sófia o núncio apostólico (embaixador do papa junto de um governo estrangeiro) no país, Antonio Menini.

"O papa virá provavelmente em maio, mas o Vaticano ainda não confirmou oficialmente", afirmou Menini depois de um encontro com o ministro búlgaro ds Relações Exteriores, Solomon Passi.

Passi disse que "o novo governo búlgaro apóia a visita (do papa) e fará esforços para acolher o papa". "Estamos esperando a viagem com impaciência", afirmou.

Em janeiro passado, 75 personalidades búlgaras, entre eles Passi, convidaram o papa João Paulo 2°, em carta aberta, a visitar a Bulgária em 2001, apesar da rejeição da Igreja Ortodoxa búlgara, que não reconhece a autoridade do papa.

O ano 2002 marcará o 21º aniversário do atentado de 1981 em Roma contra João Paulo 2°, realizado pelo turco, Mehmet Ali Agça.

Três búlgaros, detidos por envolvimento no caso, são suspeitos pela Justiça italiana de organizar o atentado. Um deles, Serguei Antonov, foi preso em 1982 em Roma sendo libertado quatro anos depois por "falta de provas". Atualmente na Bulgária, Antonov sofre de problemas psíquicos.

O Estado búlgaro, então comunista, disse que se tratava de "uma manipulação" dos serviços secretos americanos para comprometer a Bulgária, aliada fiel da extinta URSS. Na investigação efetuada depois da queda do comunismo não foi encontrada nenhuma prova do envolvimento búlgaro no atentado.

Leia mais no especial João Paulo 2º
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade