Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2001 - 07h46

Carro-bomba explode em aeroporto de Madri

Publicidade

das agências internacionais, em Madri

Um carro-bomba explodiu hoje pela manhã em um estacionamento do Aeroporto Internacional de Madri sem sem deixar vítimas. Cerca de 30 minutos antes, um telefonema de advertência em nome da organização independentista basca ETA (Pátria Basca e Liberdade, em basco) informava sobre o explosivo.

Segundo a polícia madrilenha, a explosão danificou cerca de 60 veículos estacionados no segundo andar do estacionamento do terminal 2 do aeroporto, reservado aos vôos nacionais. O incidente provocou um breve incêndio, rapidamente controlado pelos bombeiros.

"Um carro aparentemente estacionado pelo ETA explodiu às 8h (3h em Brasília) no estacionamento do aeroporto", disse um porta-voz da polícia. "Não há mortos ou feridos."

A polícia avalia que houvesse 45 kg de explosivos no primeiro carro, que foi roubado na região basca na semana passada.

Os vôos continuaram normalmente, mas houve congestionamentos ao redor do aeroporto. O estacionamento atingido é o do terminal 2, de onde partem vôos internos na Espanha e para países da Europa.

Atentados
O ataque ocorre depois da prisão de mais de uma dúzia de suspeitos de pertencer ao ETA.

Neste mês, um carro-bomba explodiu na porta de um hotel na cidade turística de Salou, e no fim de julho um carro-bomba foi desativado no aeroporto de Málaga. Nos dois casos, um telefonema do ETA permitiu que não houvesse pessoas próximas ao local.

O ETA ameaçou em março que iria atacar e ter como alvo a indústria turística, que movimenta US$ 60 bilhões por ano, ou 10% do PIB da Espanha.


Leia mais no especial Espanha - País Basco
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página