Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2001 - 15h24

Alemanha enviará soldados amanhã para Macedônia

Publicidade

da Deutche Welle, em Berlim

O governo aumentou o apoio financeiro e a oposição garantiu a maioria para aprovar o envio de tropa alemã para ajudar a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos)
a desarmar os rebeldes albaneses.

Os primeiros 75 soldados alemães partirão para a Macedônia amanhã, imediatamente depois que o Parlamento, em Berlim, aprovar o envio de 500 militares para a Colheita Essencial da Otan.

O governo garantiu uma maioria parlamentar favorável aumentando de 120 milhões de marcos (US$ 55,45 milhões) para 148 milhões de marcos (US$ 68,8 milhões) os recursos para financiar a participação alemã no desarmamento dos rebeldes albaneses.

Após semanas de vacilação, os partidos oposicionistas democrata-cristão (CDU) e social-cristão (CSU) liberaram hoje os seus deputados para votarem a favor da missão militar, como anunciou o líder da bancada conjunta, Friedrich Merz.

O segundo dia de desarmamento prosseguiu hoje, enquanto 50 macedônios eslavos tentavam impedir a retirada das tropas governamentais de Tetovo, onde combateram com os separatistas albaneses. A tropa da Otan recolheu 400 armas no primeiro dia. O líder dos rebeldes albaneses, Ali Ahmeti, declarou a luta armada encerrada. Apesar das advertências da Otan, 350 macedônios queriam viajar num comboio para o lugarejo de Lesok, onde uma igreja ortodoxa foi incendiada na semana passada.

O primeiro contingente alemão já está pronto para entrar em ação e mais 160 soldados estão sendo treinados na base Baumholder, no Estado da Renânia Palatinado. O grosso da tropa que as Forças Armadas alemãs (Bundeswehr) enviará à Macedônia será de especialistas para apoiar a tropa da Otan com um total previsto de 4.500 homens na região em crise.

Joschka Fischer
Reuters - 20.ago.2001>
Joschka Fischer, ministro das Relações Exteriores da Alemanha
O ministro do Exterior, Joschka Fischer, do Partido Verde, saudou a decisão da maior bancada oposicionista da CDU e CSU para que os seus deputados votem a favor da missão alemã na Macedônia.

A presidenta da CDU, Angela Merkel, destacou, todavia, que permanece o fato de as Forças Armadas terem um déficit estrutural considerável, independente de a operação Colheita Essencial ser perigosa ou não.

Leia mais no especial Bálcãs
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade