Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2001 - 14h39

Ministro alemão pode perder seu cargo por causa de namorada

Publicidade

da Deutesche Welle, em Berlim

O ministro alemão da Defesa, Rudolf Scharping (SPD), está sendo pressionado a renunciar por causa de um romance com sua nova namorada, Kristina Gräfin, durante férias na ilha de Malloca, no Mediterrâneo.

Tudo começou quando várias revistas alemães publicaram fotos do ministro beijando sua namorada numa piscina em Mallorca, e que provocaram reações de protesto na Alemanha. Ns mesma época o parlamento alemão debatia calorosamente sobre o envio de soldados alemães à Macedônia.

A situação do ministro Scharping ficou ainda mais complicada depois das revelações da imprensa, de que estaria usando aviões do governo para viajar entre Berlim e Mallorca. O ministro interrompeu suas férias para participar do debate no parlamente e retornou imediatamente para a praia, para continuar as férias.

Vários políticos da oposição da União Democrata Cristã (CDU) e do Partido Liberal estão exigindo a renúncia imediata do ministro. O porta-voz de Defesa da CDU, Paul Breuer, disse que Scharping é um ministro da Defesa "sem instinto".

A questão principal é que as Forças Armadas Alemães estão passando por um processo de reformas, desde que Scharping assumiu a pasta da Defesa, com drásticos cortes no orçamento. Várias instalações foram fechadas, e houves cortes de funcionários.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página