Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2001 - 21h10

Otan nega intenção de prolongar ação na Macedônia

Publicidade

da Deutsche Welle

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) rechaçou hoje, em Bruxelas, as especulações sobre um prolongamento de sua missão limitada em 30 dias na Macedônia.

"Não há motivo para acreditar que a Otan não possa cumprir sua tarefa de coletar as armas dos rebeldes albaneses dentro desse prazo", disse um porta-voz da aliança militar.

O Parlamento macedônio em Skopje continuou o debate sobre o acordo de paz, que prevê reformas constitucionais em benefício da minoria albanesa. A Otan espera uma aprovação em breve para retomar a operação de coleta de armas. A primeira votação está prevista para amanhã.

Em visita à Macedônia, o ministro do Exterior da Alemanha, Joschka Fischer, exortou as lideranças locais a implantarem as reformas. No seu encontro com o presidente macedônio, Boris Trajkovski, Fischer anunciou uma ajuda imediata de 5 milhões de marcos (US$ 2,3 milhões) da Alemanha para financiar o retorno dos deslocados pelo conflito armado entre as tropas governamentais e os rebeldes do UCK (Exército de Libertação Nacional). Mas o dinheiro só será transferido depois da implantação do acordo de paz.

Leia mais no especial Bálcãs
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade