Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2001 - 22h26

Parlamento alemão confirma espionagem industrial dos EUA

Publicidade

da Deutsche Welle

O Parlamento Europeu advertiu as empresas européias para o sistema de espionagem dos Estados Unidos Echelon. Numa resolução aprovada hoje, em Estrasburgo, as firmas são exortadas a se protegerem mais da espionagem industrial internacional e cooperarem mais com os serviços de contra-espionagem.

O relatório final da Comissão Echelon, criada há um ano, confirmou a existência do sistema global de escuta, mas diz que nem tudo que é falado pelo telefone e transmitido por fax ou e-mail pode ser vasculhado.

O relator da Comissão, o deputado alemão Gerhard Schmidt, disse que não há mais dúvida sobre a existência do sistema de escuta internacional, através dos qual os serviços secretos dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia têm acesso à comunicação intercontinental. "Temos indícios seguros de que com isso os Estados Unidos fazem espionagem econômica mundial", afirmou.

Os deputados europeus exigiram que os 15 países da União Européia lutem na OMC (Organização Mundial do Comércio) por medidas eficazes de defesa contra a espionagem industrial. Eles querem também introduzir uma cláusula no Tratado da UE proibindo expressamente a espionagem industrial.

A existência do sistema foi confirmada por fotos, depoimentos de dirigentes de serviços secretos e buscas na internet. Por isso, a Comissão parlamentar recomenda as empresas na Europa a usarem técnicas de codificação em suas mensagens através da internet, telefone e fax.

A capacidade técnica do Echelon não seria tão grande quanto foi propagada pela mídia, segundo o relatório final da Comissão. Conversas em telefones particulares só podem ser ouvidas se forem feitas por meio de satélites.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página