Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/09/2001 - 11h05

Coleta de armas é retomada na Macedônia

Publicidade

da France Presse, em Skopje (Macedônia)

As tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos)
retomaram hoje a coletar armas da guerrilha albanesa UCK (Exército de Libertação Nacional), na localidade de Radusa, no noroeste de Skopje, capital da Macedônia.


Esta segunda fase da operação "Colheita Essencial" começou imediatamente após o Parlamento da Maacedônia aprovar ontem o início da revisão da Constituição, que estabelece direitos ampliados para a minoria albanesa da Macedônia.

Os combatentes do UCK devem entregar tanques e veículos de transporte blindados no local, afirmou o porta-voz da Otan em Skopje, comandante Barry Johnson. Além disso, um total de 3.300 armas devem ser recuperadas pela Otan durante a missão de um mês na Macedônia.

A operação de hoje foi coordenada por militares britânicos e holandeses, que antes cercaram o local com cordões de segurança.

A primeira fase, que durou três dias, de 27 a 29 de agosto, permitiu à Otan recuperar 1.200 armas e respondeu assim à condição colocada pelo Parlamento macedônio - entrega de um terço das armas - para iniciar seus trabalhos de revisão da Constituição.

Esta segunda fase de coleta do arsenal da UCK deve correr como a primeira, em três sítios abertos nas regiões do norte e noroeste do país, ocupados pela guerrilha, e permitir à Otan o segundo terço das armas.

Leia mais no especial Bálcãs

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade