Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2001 - 06h22

Taleban fecha fronteiras do Afeganistão e põe Exército em alerta

Publicidade

das agências internacionais

O regime extremista Taleban proibiu a entrada de estrangeiros no Afeganistão e armou sistemas de defesa antiaérea ao longo de suas divisas com outros países, informou um correspondente da agência de notícias russa "RIA".

O Taleban também está movimentando seu sistema de defesa terrestre nas fronteira com o Paquistão, Irã e Tadjiquistão.

O escritório do Taleban em Islamabad (capital do Paquistão) se negou a confirmar se a medida tem como objetivo proteger as instalações do Al Qaeda, o grupo terrorista do milionário saudita Osama bin Laden, principal suspeito dos atentados de 11 de setembro nos EUA.

Emissoras de rádio do regime extremista afirmam que o país pode extraditar Laden se os EUA apresentarem provas de que ele tem culpa. Além disso, Bin Laden não seria entregue aos EUA, e sim a um tribunal de outro país islâmico.

Segundo a "RIA", o líder espiritual do Taleban, Muhammad Omar, afirmou que a responsabilidade de qualquer futuro ataque contra os EUA vai recair primeiro sobre o Tadjiquistão, pressionando o país para que mantenha seu espaço aéreo fechado.

Inúmeros jornalistas e funcionários de organizações internacionais deixaram ontem a capital afegã, Cabul, temendo um bombardeio norte-americano.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página