Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/09/2001 - 18h25

Veja o perfil dos principais membros do gabinete de guerra americano

Publicidade

da France Presse, em Washington

O "gabinete de guerra" com o qual os Estados Unidos enfrentam sua cruzada antiterrorista mundial é um bloco homogêneo, que compensa a pouca experiência em administração e pouco conhecimento em política internacional do presidente George W. Bush.

Veja a seguir o perfil dos principais membros desta equipe:

- George W. Bush, presidente e comandante-em-chefe: Aos 55 anos este texano, filho do ex-presidente George Bush, enfrenta uma crise de uma amplitude poucas vezes vista, apenas oito meses depois de ter chegado à presidência. Empresário, ex-co-proprietário de uma equipe de beisebol e ex-governador do Texas, Bush tem pouca experiência em matéria de política internacional.

- Dick Cheney, vice-presidente: Com 60 anos, Cheney foi secretário de Defesa durante a Guerra do Golfo. Sua longa experiência inclui cargos legislativos e ministeriais.

- Colin Powell, secretário de Estado: General da reserva, comandou as Forças Armadas na Guerra do Golfo. Com 64 anos, Powell é o primeiro negro a dirigir a diplomacia americana e tem a reputação de ser um moderado no governo.

- Donald Rumsfeld, secretário de Defesa: Especialista em questões antimísseis, 68 anos, ocupou o mesmo cargo entre 1975 e 1977 sob a presidência de Gerald Ford. Ex-embaixador junto à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Rumsfeld disse há poucos meses que "a história nos ensinou que a fraqueza é perigosa".

- Condoleezza Rice, conselheira da segurança nacional: Especialista em Rússia e questões de desarmamento, Rice, 46, é a primeira mulher a dirigir o conselho de segurança nacional, do qual tinha sido membro sob a presidência de Bush pai.

- John Ashcroft, secretário da Justiça: Ex-procurador e governador do Estado de Missouri. Filho de um pastor pentecostal, aos 58 anos é conhecido por suas posições conservadoras. É encarregado de dirigir as investigações dos atentados.

- Robert Mueller, diretor do FBI: Com 57 anos, chegou à direção do FBI em julho, após ter trabalhado com Ashcroft como adjunto entre janeiro e maio. Tem ao seu cargo uma força de 27 mil agentes.

- George Tenet, diretor da CIA: Veterano dos serviços de espionagem, Tenet, 48, é o único funcionário de alto nível que serviu sob o governo de Bill Clinton e permanece no cargo. Goza de sólida reputação e experiência na área da inteligência e tem ao seu cargo 17 mil pessoas, além de coordenar _sob supervisão do Pentágono_ as outras agências que cumprem funções de espionagem.

- Richard Myers, chefe do Estado-maior: General da Força Aérea, 59, foi confirmado no cargo pelo Senado na última sexta-feira. É considerado um especialista em questões de defesa espacial.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página