Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2000 - 09h49

Canadá continua sendo o país mais desenvolvido e Serra Leoa, o pior

Publicidade

da France Presse
em Paris (França)

O Canadá encabeça a lista e Serra Leoa é o país com piores estatísticas no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), criado pelo programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e divulgado nesta quinta-feira (29), junto com o informe anual.

O indicador, que mede os progressos obtidos por 174 nações em todo o planeta no que diz respeito ao desenvolvimento, leva em conta não somente a renda individual, mas também a esperança de vida ao nascer, o percentual de alfabetização dos adultos, o índice de escolaridade e o PIB por habitante.

Na classificação geral do IDH, pelo sétimo ano consecutivo, o Canadá ocupa o primeiro lugar, seguido de Noruega, Estados Unidos, Austrália e Islândia. O Japão está na nona posição. A França ocupa a 12ª, atrás do Reino Unido e da Finlândia e na frente de Suíça e Alemanha.

A Rússia está classificada entre os países de desenvolvimento médio, na posição número 62. Dos 35 países catalogados na categoria de menos desenvolvidos, 29 pertencem a países da África subsaariana.

Serra Leoa, onde a esperança de vida não supera os 37,9 anos _é o último da lista, atrás de Etiópia, Burkina Faso e Níger.


Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página