Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2001 - 05h27

Taleban pede à equipe da CNN que deixe o Afeganistão

Publicidade

da Folha Online

O Taleban (grupo islâmico que controla 90% do território do Afeganistão desde 1998) pediu que a equipe de reportagem da rede de televisão norte-americana CNN deixe o país. A informação foi divulgada esta quarta-feira pela própria CNN.

O repórter Nic Robertson e o cinegrafista Alfredo de Lara são, segundo a CNN, os únicos jornalistas que ainda estão no Afeganistão após os atentados terroristas de 11 de setembro.

A CNN informou que está tentando negociar a permanência de sua equipe de reportagem no Afeganistão, país alvo de uma possível retaliação militar norte-americana caso o terrorista saudita Osama Bin Laden -principal suspeito dos atentados- não seja entregue. Bin Laden está refugiado no Afeganistão desde 1994, onde conta com a proteção do Taleban.

Os dois jornalistas são uma "equipe auto-suficiente de dois homens", como descreveu De Lara, na terça-feira, em entrevista exclusiva à Folha. Eles carregam desde água e gasolina, até baterias de carro, geradores, internet e satélite Os dois e os sete membros da Cruz Vermelha que decidiram ficar tiveram de assinar um documento livrando o Taleban da responsabilidade de assegurar suas vidas.

Eles foram enviados para o Afeganistão para acompanhar o julgamento de membros de ONGs pelo Taleban.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais no especial sobre Taleban

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página