Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2001 - 09h03

Bin Laden saiu de Cabul a cavalo, diz jornal inglês

Publicidade

da Folha Online

O jornal inglês "The Guardian" informa que o líder terrorista Osama bin Laden fez um discurso para cerca de 500 dos seus seguidores no Afeganistão e partiu logo em seguida a cavalo para um esconderijo nas montanhas.

Segundo o jornal, a informação foi obtida no Paquistão por meio de uma fonte árabe, que pediu para não ser identificada. Após o discurso, na capital Cabul, os integrantes do grupo Al Qaeda fizeram um juramento ao xeque, prometendo "lutar até o último homem".

O informante disse ao jornal que Bin Laden e seus guarda-costas teriam saído a cavalo porque pretendem chegar a algum lugar que seja inacessível para veículos motorizados.

Fontes na cidade de Candahar, próxima ao principal campo de treinamento do Al Qaeda, afirmam que todos os árabes do grupo deixaram a cidade há dois dias, acompanhados de várias crianças e das cinco mulheres de Bin Laden.

Acredita-se que o grupo de Bin Laden tinha 300 homens na cidade, além outras duas bases no Afeganistão. Uma em Jalalabad e e outra nas montanhas de Oruzgan.

Segundo o "Guardian", o milionário saudita também possui incontáveis esconderijos nas montanhas de Hindu Kush. Bases construídas no local foram usadas na década de 80, no combate de afegãos contra soldados russos.

Osama bin Laden é apontado pelos EUA como o principal suspeito de ter arquitetado os atentados de 11 de setembro contra o World Trade Center e o Pentágono.

Desde 1998, o milionário saudita está radicado no Afeganistão e é protegido pelo Taleban, grupo extremista islâmico que controla 95% do país.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página