Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2001 - 19h37

Bin Laden teria usado conta em Londres para financiar ataques

Publicidade

da Folha Online

Uma conta no banco Barclays de Notting Hill (Londres) teria sido utilizada pela equipe de Osama bin Laden para financiar os ataques terroristas contra Nova York e no Pentágono, nos arredores de Washington, na semana passada. A informação é do jornal israelense "Jerusalem Post".

O saudita Khalid al-Fawwaz, detido pelo FBI (polícia federal norte-americana) nos Estados Unidos, é o titular da conta. Ele permanece sob custódia da Justiça dos EUA por suspeita de participação na operação.

Segundo o jornal, a conta em Londres é parte de uma rede de operações financeiras utilizada por Bin Laden para financiar uma rede mundial de terrorismo.

Um fax descoberto pelo FBI ligaria os dois suspeitos —o saudita teria enviado uma mensagem para Bin Laden desejando a morte de norte-americanos "onde quer que eles estivessem", disse o "Jerusalem Post".

Fawwaz também estaria envolvido com as bombas que explodiram nas embaixadas norte-americanas de Dar es Salaam e Nairobi, em 1998.

Israel avisou a CIA
Ainda segundo o "Jerusalem Post", oficiais do Mossad —serviço secreto de Israel— viajaram para Washington em agosto e avisaram a CIA (inteligência norte-americana) e o FBI (polícia federal dos EUA) sobre um grupo de 200 terroristas que estaria planejando um atentado contra os Estados Unidos.

De acordo com o jornal, os oficiais disseram aos órgãos norte-americanos que se tratava de "alvos visíveis". Eles também teriam avisado à CIA e ao FBI sobre a ligação dos ataques ao saudita Osama bin Laden e um possível envolvimento do Iraque. A CIA teria desconsiderado a informação do Mossad.

Leia também:

  • Bin Laden queria transferir base para o Paraguai


  • Saiba o que diz a imprensa internacional

    Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página