Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2001 - 14h44

Estados Unidos ameaçam derrubar regime Taleban

Publicidade

da France Presse, em Washington

A Casa Branca renovou hoje seu ultimato ao Taleban (grupo islâmico que controla 90% do território do Afeganistão desde 1998), afirmando que pode derrubar o regime caso continue apoiando o terrorismo.

"Se continuarem amparando os terroristas, a mensagem do presidente é clara: serão derrotados", disse o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer.

"Se derrubar alguém que está no poder protege do terrorismo os americanos e todos os povos, então os objetivos terão sido cumpridos", afirmou Fleischer. O porta-voz afirmou, no entanto, que o objetivo dos Estados Unidos não é derrubar nenhum regime, mas acabar com o terrorismo.

Ontem, o presidente George W. Bush afirmou em discurso no Congresso americano que usará "as armas de guerra necessárias para esmagar o terrorismo", convocou o Exército do país a "estar pronto" para a luta e deu um ultimado ao Afeganistão.

Bush quer que o Taleban entregue imediatamente aos EUA todos os líderes da organização Al Qaeda, comandada por Osama bin Laden _apontado como o principal responsável pelos atentados juntamente com a Jihad islâmica_, liberte todos os estrangeiros presos no país, feche todos os centros que abrigam terroristas e permita que os EUA verifiquem se estas exigências foram cumpridas. "Estas exigências não estão abertas a negociação."

A milícia respondeu que não está disposta a entregar Bin Laden aos Estados Unidos. "Sem provas, não", disse à imprensa o embaixador taleban no Paquistão, Abdul Salam Zaeef em Islamabad, capital do Paquistão.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página