Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2001 - 04h03

Emirados Árabes cortam relações diplomáticas com Taleban

Publicidade

da Reuters, em Dubai (Emirados Árabes)

O Taleban, grupo extremista islâmico que controla mais de 90% do território do Afeganistão, perdeu hoje um de seus três únicos aliados internacionais.

Os Emirados Árabes Unidos, um dos três únicos países que reconhecem o Taleban como o governo oficial afegão, anunciaram há pouco que vão cortar as relações diplomáticas com o grupo.

A informação foi divulgada nesta madrugada (manhã, em Dubai) pela agencia de notícias governamental WAM, citando declaração do ministro das relações exteriores.

A decisão foi tomada após o fracasso das tentativas de persuadir o Taleban a extraditar o líder terrorista Osama bin Laden, suspeito de planejar os atentados terroristas de 11 de setembro.

Com o recuo dos Emirados Árabes, os únicos países a reconhecer oficialmente o Taleban são agora a Arábia Saudita e o Paquistão.

Logo após a divulgação da notícia, o governo paquistanês reiterou seu reconhecimento ao grupo extremista, na tentativa de afastar rumores de um eventual rompimento, motivado pela pressão dos Estados Unidos em que o Paquistão colabore na provável ação militar no Afeganistão.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página