Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2001 - 06h59

Embaixada Taleban é 'convidada a se retirar' dos Emirados Árabes

Publicidade

da France Presse, em Abu Dabi (Emirados Árabes)

Os Emirados Árabes ordenaram hoje o fechamento da embaixada do Taleban em Abu Dabi e convidaram os representantes do grupo extremista afegão a se retirar do país "em 24 horas".

A informação foi dada pela agência de notícias governamental WAM. "O Ministério de Relações Exteriores pediu ao encarregado de negócios da embaixada do Afeganistão que saia do país em 24 horas após a decisão dos Emirados Árabes de romper relações com o Taleban a partir de hoje", afirma o comunicado.

A ordem é direcionada a todos os integrantes da embaixada.

Com o recuo dos Emirados, o Taleban, grupo extremista islâmico que controla mais de 90% do território do Afeganistão, perde apoio de um dos três únicos países que o reconhecem oficialmente.

A decisão foi tomada após o fracasso das tentativas de persuadir o Taleban a extraditar o líder terrorista Osama bin Laden, suspeito de planejar os atentados terroristas de 11 de setembro.

Os únicos países a reconhecer oficialmente o Taleban agora são a Arábia Saudita e o Paquistão.

Logo após a divulgação da notícia, o governo paquistanês reiterou seu reconhecimento ao grupo extremista, na tentativa de afastar rumores de um eventual rompimento.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página