Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2001 - 09h13

Ex-rei do Afeganistão quer retornar ao país

Publicidade

da France Presse, em Roma

O antigo rei do Afeganistão, Mohamed Zahir Shah, disse estar disposto a regressar para sua terra e pediu à comunidade internacional que favoreça a união política das forças que transformaram o país em uma base de terrorismo.

Em uma entrevista publicada pelo jornal italiano "La Repubblica", o ex-rei diz que seu regresso pode ajudar o povo local e afirma temer a morte de pessoas inocentes caso os EUA invadam o país.

"Desejo que o castigo dos atos terroristas cometidos por estrangeiros presentes em meu país não atinja todo o povo afegão", disse Shah. "O povo afegão é a primeira vítima do terrorismo."

Os "estrangeiros" a que se refere Shah são uma referência clara ao milionário saudita Osama bin Laden, principal suspeito de arquitetar os ataques terroristas de 11 de setembro contra os Estados Unidos.

Exilado na Itália desde 1973, quando foi deposto por um golpe de estado militar durante suas férias, Shah tenta aos 86 anos de idade assumir um papel na vida política de seu país. O rei diz que pretende agrupar os afegãos exilados do país em um movimento contrário ao Taleban.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página