Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2001 - 21h18

George W. Bush obtém maior aprovação da história

Publicidade

CAMILO TOSCANO
da Folha Online

Quase duas semanas depois dos ataques terroristas de 11 de setembro contra as cidades de Nova York e Washington, o presidente George W. Bush goza de seu maior percentual de aprovação desde que assumiu o governo: 90% dos norte-americanos se disseram satisfeitos com o desempenho do atual presidente.

Esse também é o maior índice já obtido por um presidente desde 1938, quando começou o levantamento realizado pelo USA Today, pela CNN e pelo Gallup. A segunda maior aprovação da história agora é do pai do atual presidente norte-americano (George Bush), obtido em 1991, durante a Guerra do Golfo.

Segundo a pesquisa, a população dos EUA diz acreditar que uma guerra contra o terrorismo será longa (92% tem essa opinião), mas apóia uma ação militar norte-americana (88% a favor e apenas 7% contra) e um ataque ao Afeganistão (82%).

A maioria dos entrevistados, no entanto, está confiante em resultados positivos da economia a longo prazo (91%), na habilidade do governo em protegê-la de ataques terroristas (76%) e nas possibilidades de preservar o "american way of life" (93%). Disseram acreditar que qualquer organização terrorista será eliminada 58% dos entrevistados.

A pesquisa foi realizada entre sexta-feira (21) e sábado (22), ouviu 1.005 pessoas e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Maiores aprovações
Veja abaixo os presidentes dos EUA que tiveram os maiores índices de aprovação, segundo a pesquisa USA Today, CNN e Gallup:

Harry Truman: 87% em junho de 1945, no final da Segunda Guerra Mundial

George W. Bush: 86% na semana passada

Theodore Roosevelt: 84% em janeiro de 1942, um mês depois do ataque à base de Pearl Harbor, que colocou os EUA na Segunda Guerra Mundial

John F. Kennedy: 83% em maio de 1961, pouco após o episódio da baía dos Porcos, em Cuba

Harry Truman: 82% em outubro de 1945, após a Segunda Guerra Mundial


Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais no especial sobre Taleban

Leia mais no especial sobre Paquistão
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página