Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2001 - 18h12

Aliança do Norte pode tomar Cabul em dois dias, segundo diplomata

Publicidade

LIGIA BRASLAUSKAS
da Folha Online

As tropas da Aliança do Norte, contrárias ao governo do Taleban (que controla 90% do país), estão a 30 quilômetros da cidade de Masar-i-Scharif, no norte do Afeganistão, a 50 quilômetros de Cabul [capital] e podem tomar a capital em pouco tempo, disse Abed Nadjib, da Embaixada do Paquistão em Berlim (Alemanha), segundo reportagem do jornal alemão "Der Tag Spiegel Online".

"Os 30 mil soldados têm uma boa chance de tomar a capital em pouco tempo. Cabul deve ser derrotada em dois dias," segundo Nadjib. "De qualquer forma, a sociedade internacional deve oferecer apoio econômico e político ao povo afegão."

A Aliança do Norte, que luta contra o Taleban no Afeganistão, anunciou o bem-sucedido avanço militar hoje.

A Aliança do Norte é formada por minorias de tadjiques e uzbeques no Afeganistão. Seu líder, Ahmed Schah Massud, morreu há duas semanas depois de ser ferido gravemente em um atentado. A responsabilidade pela morte de Massud é atribuída ao saudita dissidente Osama bin Laden. "Depois da morte de Massud, os membros da Aliança do Norte voltaram a se unir e centenas de refugiados se alistaram para os grupos militares", diz Nadjib.

Ontem, o presidente da Rússia, Wladimir Putin, disse que não enviará soldados para o Afeganistão, mas que oferecerá, mesmo sem esclarecer de que maneira, apoio à Aliança do Norte. "Não mandaremos soldados, mas abriremos corredores e ajudaremos a Aliança do Norte", disse.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais no especial sobre Taleban
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página