Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2001 - 18h35

"Nunca mais cristãos contra cristãos!", diz papa

Publicidade

da France Presse, em Ierevan (Armênia)

O papa João Paulo 2° fez hoje em Ierevan, Armênia, um apelo às Igrejas cristãs do Oriente e do Ocidente, pedindo que "caminhem juntas e de mãos dadas", para que o povo do novo milênio "possa crer".

O papa participou de uma celebração ecumênica na nova catedral da cidade, consagrada a São Gregório o Iluminador, inaugurada por ocasião do 17° centenário da Igreja armênia.

"Nunca mais cristãos contra cristãos, nunca mais Igrejas contra Igrejas", disse o papa com todas suas forças, apesar das dificuldades em ler os discursos, devido ao mal de Parkinson. João Paulo 2° afirmou que a época atual obriga as Igrejas cristãs a reencontrarem a unidade.

"É um dever sagrado e urgente. Devemos proclamar a boa nova da salvação a homens e mulheres de nossa época. Depois de haver experimentado o vazio espiritual do comunismo e do materialismo, as pessoas buscam agora o caminho da vida e da felicidade", disse convidando os chefes das Igrejas cristãs a trabalharem juntos "no respeito das identidades e tradições próprias".

O problema da colaboração não atinge diretamente a Igreja armênia, que está entre as Igrejas ortodoxas e católica e portanto, tem divergências doutrinárias reduzidas.

O chefe da Igreja armênia, Karekin II, deve reafirmar em declaração conjunta os pontos que unem Roma com Etchmiadzin, a Santa Sé dos armênios.

O papa deu a entender que a Igreja armênia poderia desempenhar o papel de ponte entre católicos e ortodoxos. "Minha visita testemunha nosso desejo comum de chegar à plena unidade" de todos os cristãos, disse.

Leia mais no especial João Paulo 2º
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade