Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2001 - 03h36

Opositores podem estar a 6 km de Cabul

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A Aliança do Norte, principal força de oposição afegã, pode estar a apenas 6 km de Cabul, capital do Afeganistão, ficando muito próxima de capturar a cidade, hoje nas mãos do Taleban, milícia extremista islâmica que controla cerca de 90% do país.

As informações são da rede de TV russa ORT, baseada em relatos de comandantes militares da Aliança do Norte, que controla os demais 10%, em uma região no norte afegão, na fronteira com o Tadjiquistão. A aproximação, se confirmada, indica um forte avanço da Aliança, que começou a ser registrado após os atentados contra os Estados Unidos e se intensificou com a conquista de algumas cidades no norte nos últimos dias.

Antes dos ataques, a Aliança do Norte estava debilitada. Dias antes dos atos terroristas, Ahmad Massoud, principal líder da força opositora, havia sido assassinado.

Agora, além das conquistas territoriais por parte da Aliança do Norte, o Taleban estaria enfrentando problemas nas suas fileiras, com crescimento no número de deserções e aprofundamento da crise econômica e social.

A mudança no cenário poderia estar relacionada com um suposto apoio
militar dos EUA à Aliança do Norte. Os norte-americanos ameaçam atacar o Taleban caso Osama bin Laden, acusado pelos EUA de ter cometido os atentados, não seja entregue.

Segundo a rede de TV NTV, também da Rússia, a capital afegã poderia ser tomada pela Aliança do Norte na próxima semana. A imprensa russa possui bases no Tadjiquistão, antiga república da ex-União Soviética.

"Estamos preparados para entrar em Cabul. Caso a ordem seja dada, poderemos invadir amanhã (hoje)", afirmou Taharbón Shiridi, um dos chefes militares da Aliança do Norte. Segundo outro militar, Attikullah Baryelai, já há um plano para os ataques.

A Aliança do Norte afirmou ainda que a cidade de Mazar i Sharif, uma das mais importantes do Afeganistão devido a sua posição estratégica, na ligação de Cabul ao Uzbequistão, poderia ser conquistada a qualquer momento.

A Aliança do Norte é composta por combatentes da guerra contra a União Soviética na década de 80, e que governaram o país até a tomada do poder pelo Taleban em 1996. Em Roma, começariam conversações do ex-rei do Afeganistão, Zahir Shah, e representantes da Aliança do Norte. O objetivo é a criação de um conselho militar para coordenar as ações no Afeganistão.

  • Com agências internacionais

    Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página