Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2007 - 14h19

Tempestade Bárbara causa alerta vermelho no México

Publicidade

da France Presse, na Cidade do México

A tempestade tropical Bárbara provocou um alerta de emergência em 29 municípios de Oaxaca e 17 de Chiapas, sudeste do México, região que poderá atingir neste sábado, mas sem a força de um furacão, informou o CNH (Centro Nacional de Furacões de Miami).

Bárbara está no Pacífico, 50 km a oeste da linha costeira na fronteira entre o México e a Guatemala, segundo o último informe do CNH.

"Bárbara esteve serpenteando durante as últimas horas e espera-se que um movimento global para o noroeste a leve para perto da fronteira entre o México e a Guatemala hoje (sábado)", informou o CNH.

A tempestade tropical mantém ventos máximos de 85 km/h e estima-se que haja "poucas mudanças na força dos ventos antes que o centro do ciclone atinja a terra".

O CNH informou que a tempestade pode provocar fortes chuvas e acúmulos isolados de água de até 508 cm.
Em 2005, a tempestade tropical Stan deixou 84 mortos em Chiapas, razão pela qual o governo mexicano decretou alerta vermelho em 17 municípios desta região e em 29 de Oaxaca.

O governo informou que prepara a evacuação de moradores que estão em áreas de risco, especialmente naqueles assentamentos situados à margem dos rios.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página