Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2001 - 14h39

Presidente alemão exige solidariedade mundial com EUA

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Alemanha, Johannes Rau, exortou a comunidade internacional a prestar solidariedade incondicional aos Estados Unidos na luta contra o terrorismo, para garantir a democracia e a paz mundial. "Os atentados em Nova Iorque e Washington mostraram o quanto a democracia e a paz estão ameaçadas, por isso temos de empreender esforços para protegê-las", disse o presidente alemão.

Ele discursou para mais de mil convidados alemães e estrangeiros na comemoração dos 50 anos do Tribunal Federal Constitucional, em Karlsruhe, na última sexta-feira.

A presidenta da corte constitucional, Jutta Limbach, chamou atenção, em seu discurso, principalmente para os direitos humanos e advertiu contra arbitrariedades no combate ao terrorismo. "Os atos terroristas de 11 de setembro evidenciaram que não devemos perder de vista os direitos fundamentais da nossa cultura jurídica, se quisermos vencer o terrorismo", disse a primeira mulher que ocupou a presidência da corte constitucional alemã, em 1994.

O presidente alemão social-democrata defendeu os 16 juízes constitucionais de acusações de fazer política com suas sentenças. Rau destacou que a frase "e se eu for a Karlsruhe", que os alemães costumam dizer quando se vêem ameaçados em discussões, expressa as esperanças e a confiança das pessoas no Tribunal Federal Constitucional, embora a quota de queixas bem sucedidas seja inferior a 3%.

Em seu meio século de trabalho, a corte criada em 1951 pelo primeiro chanceler federal do pós-guerra, Konrad Adenauer, foi acionada 135 mil vezes por autoridades de todos os setores do Estado e cidadãos comuns. As informações são da Deutsche Welle.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página