Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2001 - 14h43

Líder do Taleban desafia ex-rei do Afeganistão e os Estados Unidos

Publicidade

da Folha Online

O líder supremo do Talebã, o mulá Mohammad Omar, desafiou os Estados Unidos e o antigo rei do Afeganistgão, Zaher Shah, num discurso na rádio oficial afegã.

Mohammad Omar ameaçou o ex-rei e os EUA com uma guerrilha se o regime Taleban for derrotado.

O mulá Omar falou, em linguagem muito popular, que o rei "deveria ter cuidado ao tomar decisões".

O rei Zaher Shah está em contato, há várias semanas, com os Estados Unidos, com as forças da oposição armada, a Aliança do Norte; e também com o representante especial das Nações Unidas, Francesc Vendrell; cogitando a a possibilidade de formar um novo governo.

Dirigindo-se ao rei, o mulá Omar disse: "Não sentes, por acaso, vergonha de apoiar os americanos? Ignoras o espírito dos afegãos que combaterão sua administração corrupta? "Verei tua envergadura quando chegares ao Afeganistão. É muito fácil para ti fazer comentários estando fora do país", acrescentou.

O antigo rei do Afeganistão recebeu neste domingo a promessa de apoio de políticos norte-americanos para a formação de uma ampla aliança contra o regime taleban. No Afeganistão, seis pessoas foram presas por distribuírem panfletos pedindo a volta do rei.

O ex-monarca se reuniu com membros do Congresso dos EUA e com uma delegação da principal frente de oposição ao taleban, a Aliança do Norte, que está na Itália para ver se pode unir forças com a facção monarquista.

Zahir Shah, 86 anos, vive no exílio na Itália desde 1973. O antigo monarca pediu a realização de uma grande conferência dos anciãos, a chamada Loya Jirga, para tentar reunir as tribos afegãs num só governo de unidade nacional.

  • Com agências internacionais

    Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página