Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2001 - 11h08

Bin Laden foi visto em Cabul na semana passada, diz jornal

Publicidade

LIGIA BRASLAUSKAS
da Folha Online

Osama bin Laden foi visto na semana passada em Cabul (capital do Afeganistão), e agora os EUA e o Reino Unido têm uma "boa idéia de onde ele esteja", pelo menos é o que afirma reportagem do jornal britânico "The Guardian".

Bin Laden e os membros da Al Qaeda (a rede terrorista patrocinada pelo saudita) são o principal alvo dos EUA, depois dos ataques terroristas que atingiram o país no dia 11 do mês passado. Os EUA deram ordens para que suas equipes capturem Bin Laden vivo ou morto.

Reuters - 23.dez.1998
Osama bin Laden, milionário saudita acusado de terrorismo
Segundo o jornal, não há informações claras sobre a forma como os passos de Bin Laden e a sua aparição na capital afegã chegaram até o governo americano: se por meio de espiões dos Estados Unidos ou pelo serviço de inteligência do Paquistão. A inteligência do Paquistão, que mantinha uma relação bastante próxima com a milícia do Taleban, declarou cooperação como os EUA e com as forças que investigam o paradeiro de Bin Laden.

O "Guardian" afirma que a recente passagem de Bin Laden pela capital afegã justificaria as afirmações do Taleban feitas no domingo (30), quando porta-vozes da milícia assumiram conhecer o paradeiro e oferecer proteção a Bin Laden.

O jornal diz também que, ontem, o líder do Taleban, mulá Mohamad Omar, fez um pronunciamento à rádio taleban, no qual teria dito aos afegãos que eles não deviam ter medo de um ataque americano porque os EUA não têm coragem de ir até o território afegão.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página