Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2001 - 17h31

Maioria dos nova-iorquinos apóia reconstrução do WTC

Publicidade

da Folha Online

Uma pesquisa divulgada hoje pela Universidade de Quinnipiac mostrou que 63% dos nova-iorquinos acreditam que o World Trade Center deve ser reconstruído, contra 28% que se mostraram contrários à idéia. As torres gêmeas foram destruídas em dois ataques terroristas com aviões civis no dia 11 de setembro.

O prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, o governador George Pataki e até mesmo o presidente George W. Bush já tinham manifestado a intenção de reconstruir um dos maiores símbolos do progresso americano.

Entretanto, até hoje, todos condicionaram a obra ao desejo popular e ao aval das famílias das quase 6.000 vítimas dos atentados.

As pessoas contrárias à idéia defendem, de uma forma geral, uma obra destinada apenas à homenagem aos mortos, como aconteceu com o prédio federal derrubado em Oklahoma, em 1993, pelo terrorista Timothy McVeigh e que deu lugar a um memorial.

A pesquisa, realizada com 1.262 pessoas, não abordava a forma como esse novo prédio deveria ser, questionava apenas se o WTC deveria ser ou não reconstruído.

De acordo com a pesquisa, 80% dos entrevistados apóiam uma ação militar em resposta aos ataques e 43%, acreditam que o governo dos EUA pode encontrar e punir os responsáveis.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página