Publicidade
Publicidade
04/10/2001
-
10h34
da Folha Online
O Tupolev 154, mesmo modelo que caiu hoje no mar Negro com 76 pessoas a bordo, começou a ser desenvolvido em 1966. Ele tem tamanho semelhante ao de um Boeing 727.
O primeiro vôo aconteceu em 1968, mas ele só entrou em operação comercial em 1970. A princípio era usado apenas para vôos domésticos na antiga União Soviética.
A primeira rota internacional foi entre Moscou e Praga, na República Tcheca.
Mais de mil Tupolev 154 foram construídos nos tempos da União Soviética (extinta em 1991). A maioria permanece em operação nas ex-Repúblicas soviéticas, no Leste Europeu e na China.
Vários Tupolev 154 sofreram acidentes graves nos últimos anos. Alguns especialistas em aviação dizem que o Tupolev 154 não é uma aeronave segura.
Embora usada com sucesso pela Aeroflot, a principal companhia aérea russa, e por muitas companhias do antigo bloco soviético, o Tupolev 154 não tem condições de competir comercialmente com aeronaves semelhantes ocidentais, bem mais modernas, dizem os especialistas.
Em três de julho deste ano, um outro Tupolev-154 caiu na Sibéria, matando 145 pessoas. Investigações posteriores mostraram que a queda foi provocada por erro humano.
Veja mais dados sobre a aeronave:
Velocidade de cruzeiro - 900 km/h
Velocidade Máxima - 950 km/h
Autonomia de vôo: 5.000 km
Número de passageiros: de 128 a 169
Peso máximo ao decolar: 95.997 kg
Com agências internacionais
Leia mais no especial Risco no Ar
Conheça o Tupolev 154, que caiu hoje no mar Negro
Publicidade
O Tupolev 154, mesmo modelo que caiu hoje no mar Negro com 76 pessoas a bordo, começou a ser desenvolvido em 1966. Ele tem tamanho semelhante ao de um Boeing 727.
O primeiro vôo aconteceu em 1968, mas ele só entrou em operação comercial em 1970. A princípio era usado apenas para vôos domésticos na antiga União Soviética.
A primeira rota internacional foi entre Moscou e Praga, na República Tcheca.
Mais de mil Tupolev 154 foram construídos nos tempos da União Soviética (extinta em 1991). A maioria permanece em operação nas ex-Repúblicas soviéticas, no Leste Europeu e na China.
Vários Tupolev 154 sofreram acidentes graves nos últimos anos. Alguns especialistas em aviação dizem que o Tupolev 154 não é uma aeronave segura.
Embora usada com sucesso pela Aeroflot, a principal companhia aérea russa, e por muitas companhias do antigo bloco soviético, o Tupolev 154 não tem condições de competir comercialmente com aeronaves semelhantes ocidentais, bem mais modernas, dizem os especialistas.
Em três de julho deste ano, um outro Tupolev-154 caiu na Sibéria, matando 145 pessoas. Investigações posteriores mostraram que a queda foi provocada por erro humano.
Veja mais dados sobre a aeronave:
Velocidade de cruzeiro - 900 km/h
Velocidade Máxima - 950 km/h
Autonomia de vôo: 5.000 km
Número de passageiros: de 128 a 169
Peso máximo ao decolar: 95.997 kg
Leia mais no especial Risco no Ar
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alvo de piadas, Barron Trump se adapta à vida de filho do presidente
- Facções terroristas recrutam jovens em campos de refugiados
- Trabalhadores impulsionam oposição do setor de tecnologia a Donald Trump
- Atentado contra Suprema Corte do Afeganistão mata 19 e fere 41
- Regime sírio enforcou até 13 mil oponentes em prisão, diz ONG
+ Comentadas
- Parlamento de Israel regulariza assentamentos ilegais na Cisjordânia
- Após difamação por foto com Merkel, refugiado sírio processa Facebook
+ EnviadasÍndice