Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2007 - 18h13

Olmert vai falar com Bush sobre separação de territórios palestinos

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, está disposto a dizer ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que é necessário ver Cisjordânia e Faixa de Gaza como entidades separadas, e prevenir o contato entre os territórios, segundo fontes políticas não identificadas, citadas pelo jornal "Haaretz".

Segundo as fontes, são as autoridades militares que recomendam ao Governo essa "política de separação" entre os dois territórios, já separados entre si pelo sul de Israel.

Os palestinos exigem considerar a Cisjordânia, com 5.400 quilômetros quadrados, e a Faixa de Gaza, com 330, parte integral de um futuro estado palestino independente.

Além disso, os chefes militares israelenses enfatizam a importância de evitar que a situação em Gaza, onde milicianos islamitas do Hamas se enfrentam com os organismos de segurança da ANP (Autoridade Nacional Palestina) e seus aliados do Fatah, possam se estender à Cisjordânia.

Por causa das hostilidades na Faixa de Gaza, o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, decretou esta noite o estado de emergência e dissolveu o Governo de União Nacional formado há três meses entre seu movimento, Fatah, e o Hamas.

Bush receberá Olmert na Casa Branca na próxima terça-feira e a reunião estará centrada na captura da faixa autônoma de Gaza pelo Movimento Islâmico Hamas e sobre como continuar com o processo de paz.

Além disso, como diz o serviço eletrônico do "Haaretz", o chefe do Governo israelense falará com o presidente americano sobre a possibilidade de instalar uma força internacional na fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza para impedir o contrabando de armas, além de zelar pela segurança da região.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página