Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2001 - 15h27

Aliança do Norte é principal produtora de ópio no Afeganistão

Publicidade

da France Presse, em Viena

A Aliança do Norte se tornou a principal produtora de ópio do Afeganistão depois que os talebans impuseram medidas de repressão ao cultivo das papoulas _matéria-prima também da heroína_, o que reduziu a produção mundial em 60%, disse hoje a ONU.

A Aliança do Norte, que tem o apoio dos Estados Unidos em sua batalha contra regime Taleban, produziu 150 toneladas de ópio este ano, de acordo com Mohammad Amirjizi, conselheiro do Escritório da ONU para o Controle de Drogas e Prevenção do Crime.

"Eles sempre produzem entre 120 e 150 toneladas", afirmou. "Porém nos anos anteriores essa produção era insignificante porque a produção era muito alta nas zonas controladas pelo Taleban".

"Este ano, como o Taleban impôs uma proibição e não se produziu nenhuma ou quase nenhuma droga nas zonas controladas por ele, o ópio produzido pela Aliança do Norte é mais significativo, apesar de continuar sendo a mesma quantidade".

O Afeganistão produziu 75% do ópio mundial em 1999 e 70% em 2000. Este ano o país só produziu 10% do ópio mundial, o que reduziu a produção global em 60%, afirmou Amirjizi.

Leia mais no especial sobre Taleban
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página