Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2001 - 12h26

Comissão do Congresso denuncia Fujimori por malversação de fundos

Publicidade

da France Presse, em Lima

Uma comissão do Congresso peruano denunciou o presidente destituído Alberto Fujimori - refugiado no Japão desde novembro de 2000 - por cinco supostos crimes de corrupção, um deles de malversação de fundos, informou hoje sua presidente, Anel Townsend.

Townsend sustentou que o ex-mandatário (1990-2000) desviou US$ 1,234 milhão mensais, entre 1998 e 2000, dos fundos públicos do Serviço de Inteligência Nacional, das Forças Armadas e da Direção de Inteligência do Ministério do Interior para conseguir votos para a reeleição.

Os outros supostos crimes são de enriquecimento ilícito, abuso de autoridade, organização de grupo para delinquir, interceptação de comunicações e prisão no Palácio do Governo da sua ex-mulher, a congressista Susana Higuchi.

A Comissão Permanente do Congresso estudará as acusações da Comissão Townsend semana que vem. A presidente informou à imprensa que elas baseiam-se em testemunhos e documentos recolhidos nos últimos meses pela comissão, e provam que Fujimori cometeu os crimes.

A nova denúncia contra o ex-presidente peruano soma-se a outras três que já foram aprovadas pelo Congresso e estão tramitando na Justiça.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página