Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/06/2007 - 10h05

Blair queria tirar Brown de ministério após as últimas eleições

Publicidade

da Efe, Londres

O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, pretendia tirar Gordon Brown do poderoso Ministério da Economia imediatamente depois das eleições de 2005, segundo um documento oficial ao qual o jornal "The Independent on Sunday" teve acesso.

Ceerwan Aziz/EFE
Documentos revelam que Tony Blair queria tirar Gordon Brown
Documentos revelam que Tony Blair queria tirar Gordon Brown

O documento, elaborado por uma equipe de assessores de Downing Street (residência oficial), mostraria que o premier não tinha intenção de fazer uma transição "tranqüila" do poder a seu provável sucessor, de acordo com o jornal.

As revelações coincidem com a realização hoje de um congresso extraordinário em Manchester, no qual Blair cederá a liderança da formação para o ainda titular da Economia, que deverá esperar três dias para se tornar o novo primeiro-ministro.

Segundo o "The Independent on Sunday", o documento, classificado como ultra-secreto, mostra que Blair planejava modificar o cargo de Brown para diminuir seu controle sobre a agenda política interna.

O dossiê inclui uma lista de qualidades pessoais que o novo titular da Economia deveria ter, entre elas o trabalho em equipe, algo que, segundo os partidários de Blair, Brown é incapaz de realizar.

Segundo a informação obtida pelo jornal britânico, no dia após as últimas eleições, Blair comunicaria ao novo encarregado da Economia a idéia de dividir o poderoso ministério e entregar alguns de seus papéis centrais para outros departamentos.

Blair queria acompanhar muito de perto o desenvolvimento desses planos, segundo o "Independent on Sunday", que teve acesso a uma cópia pessoal de Blair, apresentada ao premier em março de 2005, semanas antes do pleito.

Quando o documento foi elaborado de forma secreta, a relação entre Blair e o titular da Economia passava por um de seus piores momentos, depois que o ainda premier destacou o ex-ministro da Saúde Alan Milburn à frente da campanha eleitoral, em vez de Brown.

Os planos de reformar o Ministério da Economia foram descartados no decorrer da campanha eleitoral, em função das críticas que sofridas por causa da Guerra do Iraque.

Segundo um documentário do "Channel 4" da televisão britânica, Cherie Blair queria que o marido tirasse Brown da pasta da Economia devido aos esforços deste para chegar à chefia do Governo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página