Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2001 - 18h35

Secretário dos EUA diz que Bin Laden é "o rosto do mal"

Publicidade

da France Presse, em Washington

Osama Bin Laden é o "rosto do mal", e tenta usar o terror para "roubar" a sensação de segurança dos EUA, declarou nesta segunda-feira o secretário americano de Justiça, John Ashcroft.

Ele pediu aos cidadãos que não "se entreguem ao medo", precisando que os Estados Unidos estão em estado de alerta máximo para proteger-se contra eventuais ataques terroristas depois dos bombardeios no Afeganistão.

Ashcroft disse em entrevista à imprensa que a mensagem transmitida pela televisão domingo, na qual Bin Laden celebrava os atentados de 11 de setembro contra Washington e Nova York, demonstrou que os bombardeios representavam em si mesmos uma defesa.

O secretário acrescentou que Bin Laden promovia a morte e aspirava a destruir a vida. "Procura semear terror e caos entre o povo americano e promete roubar a sensação de segurança nos Estados Unidos. É o rosto do mal", sustentou Ashcroft.

O secretário conclamou o Congresso a votar favoravelmente um projeto de lei do governo George W. Bush concedendo às agências de segurança maiores poderes na luta contra o terrorismo, para que a nação se sinta mais segura.

Grupos defensores das liberdades civis e alguns legisladores expressaram temores de que esta lei possa erodir os direitos fundamentais dos cidadãos.

Ashcroft destacou que as agências de segurança necessitavam de imediato verem aprovados "todos os instrumentos contra o terror para livrar esta batalha".

Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia






  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página