Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/07/2007 - 18h50

Explosão em mercado de Bagdá mata ao menos 18 pessoas

Publicidade

da Folha Online

Ao menos 18 pessoas morreram e 35 ficaram feridas nesta terça-feira após a explosão de um carro-bomba em um mercado popular no nordeste de Bagdá, informaram policiais iraquianos.

O carro-bomba estava estacionado no mercado Shalal, no bairro de Al Shaab, de maioria xiita, no nordeste da capital iraquiana. A explosão provocou danos em lojas e edifícios próximos ao local do atentado.

O Exército e a polícia cercaram a região para facilitar a chegada de ambulâncias e a retirada dos mortos e feridos.

O atentado em Bagdá ocorreu pouco depois de outro carro-bomba explodir em Kirkuk, no norte da capital, deixando dois mortos e dez feridos.

Há quatro policiais entre os feridos, informou o chefe de polícia local, general Borhan Taha. A explosão causou danos graves em carros policiais e particulares.

Kirkuk, cidade petroleira habitada por população composta de árabes, curdos, turcomanos e cristãos, é cenário freqüente de enfrentamentos étnicos e ataques da resistência iraquiana.

A cidade faz parte da região chamada de "Estado Islâmico do Iraque", anunciada em outubro do último ano por uma aliança de grupos radicais sunitas liderada pela rede terrorista Al Qaeda. Esse "Estado" clama uma suposta autoridade sobre as Províncias e zonas de maioria árabe sunita.

Batalhas

Uma violenta batalha entre as forças dos Estados Unidos e supostos insurgentes ligados à rede terrorista Al Qaeda em Ramadi (110 km a oeste de Bagdá) neste final de semana terminou com um saldo de 23 mortos, informou nesta terça-feira o Exército americano. Todos os mortos eram supostos insurgentes.

Arte Folha Online

As forças da coalizão americana também mataram três supostos militantes e detiveram 29 outros no oeste e no centro do Iraque nesta terça-feira, de acordo com informações do Exército dos EUA.

Operações de combate em Salahideen, Província no centro-norte do Iraque, mataram um soldado americano ontem. Segundo o Exército dos EUA, ele foi atingido por uma bomba colocada em uma estrada. Dois outros soldados ficaram feridos na explosão.

Na Província de Anbar, mais dois soldados americanos morreram neste domingo em um "incidente não-hostil", segundo forças americanas. Segundo a agência Reuters, ao menos 3.586 soldados americanos já morreram no Iraque desde a invasão do país, em 2003.

Do lado iraquiano, a Reuters cita estimativas do grupo independente IraqBodyCount, que monitora a violência no país árabe, para colocar o número de mortes entre 4.900 e 6.375 militares e entre 66.807 e 73.120 civis desde o início do conflito, há mais de quatro anos.

Com France Presse e Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página