Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2007 - 19h52

Incêndios causam mortes e retiradas nos Estados Unidos

Publicidade

da Efe, em Washington

Um incêndio que avança a grande velocidade no Estado americano da Dakota do Sul provocou neste domingo (8) a morte de uma pessoa e destruiu 20 casas. Nos Estados de Washington e Nevada, as chamas forçaram a retirada de centenas de pessoas. As autoridades não revelaram a identidade da pessoa que morreu.

Em Nevada, cerca de 1.500 pessoas puderam retornar para suas casas horas depois que um incêndio atingiu a localidade de Winnemucca, onde vivem cerca de 8.000 habitantes.

As chamas coincidem com a forte onda de calor que castiga nos últimos dias a região ocidental dos Estados Unidos. Os termômetros chegaram a marcar a temperatura máxima de 50 graus centígrados no local.

Os incêndios castigam também aos estados da Califórnia, Arizona, Idaho, e Oregon.

A polícia reabriu os trechos das estradas interestaduais I-15 e I-70 que tinham sido fechados por causa do fogo. De acordo com a fontes policiais, a pouca visibilidade provocada pela fumaça gerou vários acidentes no Estado de Utah, onde duas pessoas morreram em um acidente automobilístico causado pelo problema.

O fogo na região central de Utah destruiu 64.800 hectares, segundo as autoridades.

O maior dos incêndios registrados em Nevada nas últimas horas arrasou uma área de 9.300 hectares na região fronteiriça com o estado de Idaho e estava praticamente contido nas últimas horas do sábado.

O fogo provocou também a retirada de 200 pessoas na região montanhosa de Sierra Nevada, na Califórnia.

Cerca de 400 bombeiros conseguiram ontem controlar um incêndio na região californiana de Santa Clarita que arrasou uns 6.900 hectares dos quase 810 mil do Parque Nacional Inyo, a leste do Parque Nacional de Yosemite.

Os incêndios acontecem uma semana depois que as chamas destruíram milhares de hectares perto da região do Lago Tahoe, na fronteira entre Califórnia e Nevada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página