Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2007 - 20h19

Náufragos brasileiros são resgatados no Uruguai; há um morto e um desaparecido

Publicidade

da Efe, em Montevidéu

O capitão de um pesqueiro brasileiro morreu e sete tripulantes foram resgatados pela Armada Naval do Uruguai. Um outro brasileiro, identificado apenas como Antônio, está desaparecido. O naufrágio foi registrado há dois dias no oceano Atlântico. Os sete resgatados, o capitão falecido e o desaparecido são todos de nacionalidade brasileira.

Os tripulantes e o corpo do capitão do pesqueiro Lula 1, Jorge Simite, foram encontrados em uma balsa salva-vidas por uma embarcação da marinha mercante a cem milhas do litoral uruguaio, perto da fronteira marítima com o Brasil, de onde se comunicou sua posição à Armada uruguaia. Antônio, o tripulante desaparecido, é maquinista do pesqueiro.

O Lula 1 tinha saído do Porto do Rio Grande no dia 30 de junho passado com nove pessoas a bordo, segundo o capitão Alejandro Añón, chefe de Relações Públicas da Armada.

Uma embarcação da Armada foi imediatamente despachada para resgatar os náufragos que estavam em uma balsa.

A tripulação foi encontrada por um cargueiro, que desviou de rota para se encontrar com a nave de auxílio uruguaia e facilitou a transferência para a terra firme.

Os pescadores sobreviventes resgatados disseram que estiveram durante 48 horas na balsa até que foram avistados por uma embarcação de bandeira grega, que alertou as autoridades do porto da Pomba.

Atendidos pelo pessoal da Armada, todos os náufragos resgatados se encontram em bom estado de saúde.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página