Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2001 - 11h12

Asteróides vão homenagear as vítimas dos atentados nos EUA

Publicidade

da France Presse, em Paris

A União Astronômica Internacional (UAI) atribuiu a três asteróides os nomes de "Compaixão", "Solidaridade" e "Magnanimidade" em memória das vítimas dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos.

Esta proposta do Comitê de de Nomenclatura Especializado (que dá nome aos pequenos corpos celestes) diz respeito a três asteróides que levam os números 8.990, 8.991 e 8.992 na lista de asteróides da UAI, e que foram descobertos em 1980 nos observatórios situados fora dos Estados Unidos, disse o secretário-geral da organização, Hans Rickman.

A proposta deve ser aprovada ainda pela comunidade de astrônomos, no curso da próxima Assembléia Geral da UAI, que está prevista para acontecer em Sydney (Austrália) em 2003.

A ratificação das propostas dos comitês de nomenclatura são, no geral, uma simples formalidade, mas, desta vez, talvez não seja assim.

De fato, a UAI geralmente atribui aos corpos do sistema solar nomes de personagens das mitologias antigas, nomes de astrônomos ou, excepcionalmente, nomes de artistas ou personalidades relacionadas com acontecimentos políticos.

O catálogo da UAI conta atualmente com 29.074 asteróides, que pertencem ao cinturão situado entre os planetas Marte e Júpiter, excentuando várias centenas deles, que se encontram no cinturão de Kuiper, além de Netuno. Somente 8.830 deles foram batizados.

Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página