Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2001 - 14h32

Senador democrata dos EUA recebe carta com antraz

Publicidade

da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse há pouco que uma carta contendo antraz foi enviada ao líder democrata no Senado, senador Thomas Daschle. A afirmação foi feita durante uma coletiva à imprensa, após um encontro de Bush com o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi.

Bush disse que a carta foi submetida a testes logo depois de ter sido recebida, e que os funcionários que manusearam a correspondência já estão recebendo tratamento médico. A correspondência passou por dois testes e ambos deram detectaram a presença da bactéria.

De acordo com o FBI, a carta que chegou ao Senado foi postada em Treton, New Jersey, mesmo local de onde saiu a carta contendo a bactéria do antraz para a rede de TV NBC.

Questionado se as cartas teriam ligação com Osama bin Laden, principal suspeito pelos EUA dos atentados de 11 de setembro, o presidente americano afirmou que pode haver, sem dar mais detalhes.

Os Estados Unidos podem ampliar o programa de combate ao antraz e comprar remédios para tratar 12 milhões de pessoas, caso sejam confirmados novos casos da doença. Atualmente, os estoques de medicamentos para tratar o antraz são suficientes para atender 2 milhões de pessoas.

Nova York
O chefe de polícia de Nova York disse que a cidade está em pânico por causa do antraz. Em entrevista, ele explica que recebeu 82 chamadas, em menos de sete horas hoje, de falsos alarmes sobre pós suspeitos.

Como exemplo das falsas ameaças, ele disse que pela manhã recebeu um alerta de que um pó branco caía de uma ponte. "Era concreto. Havia uns trabalhadores ali."

Novos casos
O correio de Boca Raton, na Flórida, encontrou esporos do antraz hoje em uma agência. A cidade registra o maior número de contaminados no país, já são oito pessoas -uma morreu. A vítima foi o editor de fotografia do jornal "The Sun".

Três novos casos de antraz foram descobertos ontem em Nova York, de acordo com o prefeito Rudolph Giuliani. Com essas confirmações, já são 12 as pessoas infectadas nos Estados Unidos.

Em Nova York, mais um funcionário da rede de TV norte-americana NBC pode ter sido contaminado pelo bacilo do antraz, segundo informaram policiais da cidade hoje.

As primeiras informações indicam que o funcionário está sendo tratado com antibióticos e reagindo bem. A doença ainda não foi confirmada oficialmente.

Seu nome não foi divulgado. Antes dele, a funcionária da NBC Erin O'Connor foi comprovadamente contaminada ao manusear uma carta que continha os bacilos.

Tanto Erin como o suposto novo caso são de contaminação por via cutânea, a mais branda das formas da doença.

O FBI (polícia federal dos EUA) investiga a possibilidade de a bactéria ter sido enviada por terroristas e estar relacionada com os atentados de 11 de setembro, cujo principal acusado é Osama bin Laden.

Leia mais sobre o antraz:
  • O que é o antraz

  • Inalação é a forma preferida dos terroristas


  • Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página