Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2001 - 21h54

EUA tentam convencer afegãos que ataques são contra o Taleban

Publicidade

da France Presse, em Washington

As forças norte-americanas lançaram ontem, pela primeira vez, gravações e programas de rádio no Afeganistão para convencer os afegãos de que os bombardeios estão dirigidos aos talebans e à organização Al Qaeda, disse hoje o secretário da Defesa, Donald Rumsfeld.

"Estamos dando uma espécie de explicação ao povo afegão, dizendo que nós o apoiamos e queremos contribuir para a liberação de sua nação das garras dos talebans e seus aliados terroristas estrangeiros", declarou Rumsfeld em entrevista.

Gravações, apresentadas à imprensa, mostram um soldado americano apertando a mão de um afegão coberto com um turbante com a seguinte frase: "A coalizão das nações está aqui para ajudá-los".

Outras gravações informam as horas e as frequências dos programas de rádios.

Os Estados Unidos difundiram as mensagens em patan e dari, os dois principais idiomas afegãos, pela rádio Voz da América. O Pentágono também mobilizou seis aviões EC-130, capazes de espalhar mensagens de "ação psicológica" por rádio ou televisão.

Rumsfeld disse ainda que, junto aos bombardeios militares contra a Al Qaeda e os talebans, os aviões ampliaram seus esforços humanitários. "Durante o final de semana lançamos 68.000 mantimentos no Afeganistão, um total de 275.000 alimentos desde o início dos esforços."

Essas ações dão conta da alimentação necessária aos afegãos e enviam uma mensagem de amizade do povo norte-americano, afirmou. "Nosso alvo não é o Islã."

A conselheira do presidente norte-americano, George W. Bush, para a Segurança Nacional, Condoleezza Rice, disse hoje que marcaria uma entrevista com o canal de televisão árabe Al Jazeera. Rumsfeld disse que faria o mesmo.

A emissora Al Jazeera ficou conhecida mundialmente ao transmitir depoimentos do extremista muçulmano Osama bin Laden, o principal suspeito para Washington dos atentados terroristas de 11 de setembro.

Donald Rumsfeld indicou que a mensagem dos Estados Unidos ao mundo árabe deverá melhorar: "Temos que fazer um trabalho melhor. Nossa causa é justa. Não temos nada a esconder". "Os outros [talebans e Al Qaeda] não funcionam como uma imprensa livre e tentam manipular a opinião mundial."

Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página