Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2007 - 11h15

Segunda equipe fiscaliza instalações nucleares na Coréia do Norte

Publicidade

da Efe, em Pequim

Uma segunda equipe de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) chegou hoje à Coréia do Norte para continuar a verificar o fechamento das instalações nucleares do país, informou hoje a agência chinesa "Xinhua".

A equipe de seis inspetores, chefiada por Ryszard Zarucki, partiu de Pequim com destino a Pyongyang, onde substituirá o primeiro grupo que chegou à Coréia do Norte no dia último dia 12.

Segundo Zarucki, a primeira tarefa será trocar pontos de vista com a equipe da AIEA que está na capital norte-coreana.

Alguns dias depois, os inspetores vão a Yongbyon, onde ficam as principais instalações nucleares do país, a 90 km da capital. Os inspetores ficarão na Coréia do Norte durante duas semanas.

A AIEA confirmou na semana passada o fechamento do reator nuclear de Yongbyon. Foi o primeiro passo concreto do regime comunista rumo à desnuclearização do país, após anos de negociações com os Estados Unidos, Rússia, Coréia do Sul, China e Japão.

O fechamento de Yongbyon é o primeiro passo para o cumprimento do acordo assinado em 13 de fevereiro. Em troca, Pyongyang deve receber 50 mil toneladas de petróleo.

Em fases posteriores, a ajuda aumentará até 1 milhão de toneladas, caso a Coréia do Norte avançar em sua desnuclearização.

Amanhã começa em Pequim uma nova reunião de delegações dos Estados Unidos, as duas Coréias, Japão, Rússia e China para dar continuidade à desnuclearização norte-coreana, num ambiente de otimismo.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página