Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2007 - 20h56

Guerrilha tem agentes infiltrados nas Forças colombianas, afirma revista

Publicidade

da France Presse, em Bogotá

A guerrilha colombiana das Farc conseguiu infiltrar-se no Exército obtendo, assim, informações secretas, informou a edição da revista "Semana" deste domingo (29).

A infiltração foi descoberta há duas semanas quando, depois de um combate com guerrilheiros das Farc no departamento de Meta, no centro do país, os militares recuperaram o corpo de um insurgente e em sua mochila encontraram três hard discs de computador e um pen drive.

"É tanta a informação que possuem, que fica evidente a insinuação em nossas fileiras. O mais grave de tudo isto é que possuem dados confidenciais sobre a estratégia de luta contra a guerrilha da Força de Tarefa Omega", disse um militar de alta patente para a "Semana" que pediu para não ter o nome revelado.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), é a guerrilha mais antiga e poderosa militarmente das que combatem no país. Contra ela, o presidente Uribe pôs em prática uma estratégia de luta frontal, com o apoio financeiro e logístico dos Estados Unidos.

A Força de Tarefa Omega é integrada por 20 mil homens selecionados do Exército, da Força Aérea e da Armada (que corresponde à Marinha).

A revelação da revista "Semana" acontece apenas dois dias depois da que foi feita pelo jornal "El Tiempo" de Bogotá: a infiltração no Exército por um chefão do narcotráfico.

Segundo o jornal, o chefe do cartel de cocaína do norte do departamento del Valle, no sudoeste do país, Diego León Montoya, ou Don Diego, pedido em extradição pelos Estados Unidos, conseguiu imiscuir-se no comando militar.

O narcotraficante recrutava civis que atuavam como serviçais no comando do Exército obtendo, assim, informações valiosas.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página