Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2007 - 10h44

Ataques com morteiros matam ao menos 11 em Bagdá

Publicidade

da Folha Online

Ao menos 11 pessoas morreram neste domingo em ataques com morteiros no sudeste de Bagdá, informou a polícia local. Há também 14 feridos nos ataques. Ao menos três ataques atingiram a área Mashtal, na margem leste do rio Tigre, mas não ficou claro se a região era o alvo do ataque ou se os morteiros caíram antes de atingir os alvos pretendidos

Arte Folha Online

A polícia e testemunhas afirmaram que dois dos três morteiros atingiram uma área próxima a um posto de gasolina onde as pessoas faziam fila para abastecer. Muitas vítimas ficaram queimadas quando o combustível explodiu em chamas devido ao ataque.

Um vídeo da Associated Press mostra ao menos dois carros com pára-brisas e vidros quebrados. Poças de sangue também podiam ser vistas na área. Segundo a rede de TV americana CNN, mais de dez carros pegaram fogo após o ataque.

O ataque ocorreu em Mashtal, um bairro predominantemente xiita, por volta das 8h (1h de Brasília), de acordo com a Associated Press. "Eu e outros motoristas corremos para o local da explosão para ajudar as vítimas", disse Ali Abdul Karim, 28. "Vi duas mulheres idosas sangrando deitadas no chão. Não sei se estavam mortas ou apenas feridas. Também vi três meninos muito machucados deitados no chão", afirmou.

Também hoje, seis homens armados foram mortos e dez outros presos durante confrontos com soldados iraquianos em Mossul, 360 km a noroeste de Bagdá, informou o Exército do Iraque.

As forças do Exército americano também mataram quatro suspeitos e detiveram outros sete em operações contra a rede terrorista Al Qaeda em todo o país hoje. Os militares dos EUA anunciaram hoje a morte de Haitham al Badri, importante líder da Al Qaeda e apontado como responsável por dois ataques à Mesquita Dourada de Samarra, um dos locais mais sagrados para os xiitas no Iraque.

Acompanhe as notícias em seu celular. Digite wap.folha.com.br

Com Associated Press e CNN

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página