Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2001 - 10h35

Polícia espanhola prende três suspeitos de programar atentados

Publicidade

da Folha Online

A polícia espanhola deteve hoje no País Basco (norte do país) três suspeitos de trabalharem para obter informações sobre possíveis alvos de futuras ações do grupo separatista basco ETA (Pátria Basca e Liberdade, em basco).

A informação é do ministro do Interior espanhol, Mariano Rajoy, que disse ter, com as prisões, desarticulado um comando especial da organização. Ele também afirmou que novas prisões poderão ocorrer em breve.

Em uma entrevista coletiva, Rajoy afirmou que outras três pessoas estão foragidas. Todas as seis estariam relacionadas a um comando especial do ETA, responsável por levantar informações para futuros atentados (chamado Aranba).

Segundo o ministro, as três pessoas foram detidas na cidade de Eibar (na Província de Guipúzcoa), e foram identificadas como María Simone Beriguistain Lasa, 38, Ricardo Aramburu Guerenabarrena, 40, e Julen Eregaña Azcárate, 36.

Junto com eles foram apreendidas informações sobre a vida e os costumes de residentes de Eibar. "Previsivelmente [essas pessoas] iriam ser assassinadas pelo comando", afirmou Rajoy.

O ministro do Interior afirmou que a polícia registrou outros domicílios dos supostos terroristas Javier Echevarría Jáuregui, 26, Javier Aguirre Odriozola, 29, e Joseba Segurola Querejeta, 25, que integrariam o comando Jaiza, ligado ao Aranba, e que estariam foragidos.

A polícia espanhola deteve na terça-feira passada (16) sete pessoas supostamente relacionadas com o ETA. Essas prisões teriam permitido desarticular o comando Aranba e evitar que cometessem um atentado com carro-bomba, que já estaria preparado.

  • Com agências internacionais

    Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página