Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2007 - 16h14

Minorias são maioria da população em 10% dos Condados dos EUA

Publicidade

da Efe, em Washington

Mais da metade da população em um de cada dez Condados americanos é formada por consideradas minorias raciais ou étnicas no país. Isto representa uma mudança substancial da demografia americana, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira pelo Censo dos Estados Unidos.

Em 2006, pela primeira vez, as minorias passaram de 100 milhões de pessoas nos EUA. O número equivale a quase 30% da população total, de acordo com o estudo. O relatório afirma, ainda, que o número pode chegar a 50% até 2050.

Em julho de 2006, em um total de 303 dos 3.141 Condados dos EUA, mais da metade da população era de minorias raciais, segundo estudo.

A maior presença de minorias raciais nos EUA deriva, principalmente, dos elevados níveis de imigração e do alto índice de natalidade dos estrangeiros. Em oito dos Condados estudados, segundo os registros, a tendência é de que as minorias étnicas cresçam em número.

A tendência é revelada nos Condados de Denver, no Estado do Colorado, East Baton Rouge, no Estado da Louisiana, Winkler, Waller e Wharton, no Estado do Texas, Blaine, no Estado de Montana, Colfax, no Estado do Novo México e Manassas Park, no Estado da Virginia.

Dos 303 Condados, Los Angeles, no Estado da Califórnia, é o que registra a maior população absoluta de minorias, com 7 milhões ou 71% de sua população.

O Condado possui a maior percentagem de hispânicos, asiáticos, índios americanos e nativos do Alasca em todo o país. Los Angeles também tem a segunda maior população negra, de nativos do Hawaii e de outras ilhas do Pacífico, afirmou o Censo.

Enquanto isso, o Condado de Harris, no Estado americano do Texas, registrou a maior expansão demográfica das minorias: entre 2005 e 2006, o número desses habitantes aumentou em 121.400.

Harris tem agora uma comunidade de minorias de 2,5 milhões, o que representa 63% do total. É o terceiro Condado com a maior porcentagem de minorias, depois de Cook, no Estado de Illinois.

Baseado na população total, Starr, no Estado do Texas, na fronteira com o México, tem a maior porcentagem de minorias de todos os Condados, de 98%.

Hispânicos

O relatório do Censo oferece, assim como outros estudos demográficos, um panorama sobre o crescimento populacional dos hispânicos, a minoria que mais cresce nos EUA.

A análise destaca que os hispânicos contribuem substancialmente para o fenômeno demográfico registrado nos Condados do país.

A comunidade hispânica registra atualmente 44,3 milhões de pessoas, o que corresponde a 14,8% da população americana.

Maricopa, no Estado do Arizona, foi o Condado com o maior aumento da população hispânica, registrando um crescimento de 71 mil pessoas, com 63 mil.

O Condado de Star registrou a maior proporção de hispânicos, com 97% da população total.

Os 11 Condados com as maiores porcentagens de hispânicos estão no Texas, informou o Censo.

Negros

Já Cook, no Estado de Illinois, é o Condado com a maior concentração de população negra com 1,4 milhão, seguido de Los Angeles, com 1 milhão. Harris registrou o maior crescimento demográfico desta população, de 52 mil, à frente de East Baton Rouge, com 19 mil.

Claiborne, no Mississippi, lidera a porcetangem de população negra, com 85% de sua população nesta categoria.

Os 50 Condados com as maiores populações negras se localizam no sul dos EUA, uma configuração histórica americana, afirmou o Censo.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página