Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2007 - 20h28

Aprovação de Bush cai nos Estados Unidos, mostra pesquisa

Publicidade

da Folha Online

Em uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Zogby, o presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, conseguiu uma taxa de aprovação de 32%. A porcentagem é um pouco menor do que a contabilizada há um mês pelo mesmo instituto, de 34%.

A pesquisa também mostra que a taxa de aprovação do Congresso americano fica abaixo da do presidente, com apenas 15%. No entanto, o resultado para a Casa, em relação a julho, é positivo, com o aumento de um ponto percentual em sua avaliação.

Reuters
Apenas 22% dos americanos aprovam política exterior de Bush
Apenas 22% dos americanos aprovam política exterior de Bush

O instituto entrevistou por telefone 1.020 pessoas nos EUA e envolveu aproximadamente 45 perguntas. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para cima ou para baixo. Classificações de região, partido político, idade, raça e gênero aumentam a margem de erro.

Bush

Bush se mantém há algum tempo com a aprovação na ordem na casa dos 30%, segundo o instituto. Pouco antes das eleições americanas de 2006 --para cargos legislativos--, o presidente conseguiu 42% de aprovação dos entrevistados.

Após as eleições, que deram vitória aos democratas no Senado e no Congresso, o presidente republicano obteve uma aprovação na casa dos 20%.

Bush consegue uma avaliação positiva de 58% dos entrevistados republicanos, 29% dos que se disseram independentes politicamente e 11% dos democratas.

Dentre entrevistados cujo um membro da família que já serviu ou serve nas Forças Armadas, 37% dão ao presidente uma avaliação positiva. Já 26% dos entrevistados que não estão nestas condições aprovam a administração de Bush.

Ameaça estrangeira

Os americanos também não estão satisfeitos com a direção que o país toma. Para 24% dos entrevistados, as coisas no país estão indo bem, mas 64% disseram que os EUA estão no caminho errado. O maior problema apontado por eles é a política exterior dos EUA, somente 22% dos entrevistados aprovam a diplomacia praticada pela administração Bush.

Os entrevistados também se mostraram preocupados com ameaças de países estrangeiros, 77% disseram que os EUA enfrentam este tipo de perigo.

Apesar desta avaliação, 89% dos entrevistados se dizem muito orgulhosos dos EUA.

Legislativo

Os republicanos são os mais críticos em relação ao Congresso americano, 86% deles avaliam de forma negativa os legisladores. Apenas 12% deram boas notas ao trabalho dos políticos na Casa.

Entre os democratas a situação não é muito diferente, para 80% deles o trabalho dos legisladores não é satisfatório e somente 18% deste grupo de entrevistados aprovam o trabalho dos congressistas.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página