Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2001 - 22h02

Aviação israelense sobrevoa Líbano e a fronteira com a Síria

Publicidade

da France Presse, em Baalbek (Líbano)

A aviação israelense sobrevoou o Líbano durante uma hora na noite desta terça-feira, passando próximo à fronteira com a Síria, observaram os correspondentes da AFP.

Os aviões não bombardearam qualquer posição, mas voaram muito baixo e provocaram pânico entre a população.

Pouco antes da meia-noite (20h de Brasília), vários aviões fizeram rasantes na faixa oriental do Bekaa até a zona de Masnaa, onde está o posto de fronteira sírio-libanês na estrada Beirute-Damasco.

Na segunda-feira, o movimento libanês Hezbollah bombardeou posições israelenses no setor de Chebaa, junto ao monte Hermón, e na zona de fronteira entre Síria, Israel e Líbano. Em resposta, a artilharia e a aviação israelenses abriram fogo contra posições no Líbano. Os dois ataques não provocaram vítimas.

Em 16 de abril e 1 de julho passados, a aviação israelense bombardeou estações de radar sírias no Líbano após ataques contra posições israelenses na zona de fronteira que deixaram mortos e feridos no lado israelense.

Israel considera a Síria responsável pelas atividades do partido integrista xiíta Hezbollah, cujo braço armado, a Resistência Islâmica, age no sul do Líbano.

Leia mais no especial Oriente Médio
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade