Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2001 - 23h35

Premiê que renunciou aceita voltar ao governo da Irlanda do Norte

Publicidade

da France Presse, em Belfast

O primeiro-ministro demissionário da Irlanda do Norte, o protestante David Trimble, afirmou esta noite que está pronto para voltar ao governo, após o anúncio de desarmamento feito pelo IRA (Exército Republicano Irlandês).

Trimble informou que a direção de seu partido, o UUP, se reunirá no próximo sábado. "Recomendarei ao partido que aprove nossa vontade de reformar o Executivo da Irlanda do Norte", afirmou. "Aqui está o dia que nós dizíamos que nunca chegaria."

O líder do partido unionista disse ainda, que de acordo com informações do governo britânico, a quantidade de armas inutilizadas pelo IRA hoje foi "substancial" e era uma "prova clara do compromisso da milícia católica". Segundo ele, o material incluiu explosivos, armas e munições.

Para o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, a decisão do IRA foi "um gesto de significado fundamental para o futuro da Irlanda do Norte". Blair disse ainda que este gesto "era em si mesmo suficiente para acabar com a crise política na Irlanda do Norte resultante da demissão de Trimble em julho."

O processo de paz na Irlanda do Norte está ameaçado desde julho, quando o premiê David Trimble renunciou ao seu posto para pressionar o IRA a entregar suas armas.

Leia mais no especial Reino Unido
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade